PORTofCALL tem como objetivo estudar a relação entre os encontros afro-asiático-europeus durante o período moderno e o património cultural das povoações portuárias do Oceano Índico de influência portuguesa. 

Ao realçar a diversidade e os valores desses sítios patrimoniais, o projeto criará visões e ferramentas para a sua utilização futura e conservação gerível, centrando-se em cinco casos representativos.

PORTofCALL investigará como os encontros e negociações culturais afro-asiático-europeus tiveram impacto e moldaram os ambientes construídos e a paisagem da rede de povoações portuárias do Estado da Índia, e as suas respectivas zonas interiores.

Analisando aspectos como a agência indígena, os padrões de povoamento, as tecnologias de construção, as tradições espaciais, as artes e os costumes agrários, o projeto proporá novas leituras do património cultural e criará mapas do património digital para cada um dos cinco casos representativos.

Adoptando uma abordagem interdisciplinar, a equipa analisará as povoações portuárias nos contextos das suas redes marítimas regionais e das suas respectivas zonas interiores, abordando tanto os cenários urbanos como os habitats rurais como paisagens culturais de encontros e interacções negociadas.

PORTofCALL
Encontros entre África, Ásia e Europa: Património cultural e portos de escala no Oceano Índico durante a Idade Moderna

Ano de Início: 2022 (Em curso)

Investigador Responsável: Marta Peters Oliveira

Co-Investigador Responsável: Sidh Daniel Losa Mendiratta

Entidade Financiadora: FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Projectos em todos os Domínios Científicos modalidade IC&DT

Valor do Financiamento: 212.960,87 euros

Referência de Projeto: PTDC/ART-DAQ/4357/2021

DOI: https://doi.org/10.54499/PTDC/ART-DAQ/4357/2021

Instituição Proponente: CEAU-FAUP, Universidade do Porto

Instituições Parceiras com Orçamento: Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Instituições Parceiras: Fundação Calouste Gulbenkian; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; University of Bonn

Scroll to Top